O chamado Citi Token Services está sendo testado como uma forma de buscar a tokenização total das atividades bancárias
Um dos maiores bancos do mundo, o Citigroup anunciou uma nova funcionalidade para clientes institucionais. O Citi Token Services será um produto que usa blockchain e a tecnologia dos contratos inteligentes (smart contracts) para enviar dinheiro e ativos em transações transfronteiriças.
Em um comunicado desta segunda-feira (18), o banco com mais de US$ 2,4 trilhões em ativos informou que usará uma rede do tipo blockchain privada, diferente das redes públicas como as do bitcoin (BTC) e do ethereum (ETH), por exemplo.
Além disso, será possível automatizar soluções financeiras para que funcionem fora do horário comercial.
A ideia é, segundo o Citi, otimizar e tornar mais rápidas as transações de grande porte por meio da digitalização de garantias bancárias e notas de crédito dentro do atual sistema de negociação.
Em outras palavras, isso quer dizer que o banco estaria usando o Citi Token Services para testar uma tokenização total de suas atividades — ainda que este seja um sonho alto
Citi em busca da tokenização de seus ativos
Quem auxiliou no estabelecimento dessa nova tecnologia foi a Maersk, especializada em logística integrada. Os primeiros testes aconteceram com um piloto focado no setor de transporte marítimo.
Esse setor é um pouco mais complicado para as instituições financeiras porque inclui uma série de tarifas diversas, tornando o processo mais complexo e custoso. Com a nova tecnologia, o banco espera “reduzir o tempo de processamento de transações de dias para minutos”, diz o comunicado.
Em um teste mais específico para o mercado financeiro, o Citi Token Services também está sendo usado para gestão de caixa de empresas. Com isso, as transferências entre contas do Citi podem ser usadas também fora do horário comercial.
No começo do ano, o banco publicou um relatório sobre o futuro do bitcoin e sempre foi uma voz ativa pela tokenização de ativos.
FONTE: https://www.seudinheiro.com/2023/criptomoedas/citi-blockchain-clientes-bancos-rens/