Unidade dos EUA ficou impossibilitada de liquidar ordens de clientes
O braço norte-americano do Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), o maior banco de investimento do país, sofreu um ataque hacker na tarde de quinta-feira (9) que interrompeu todas as negociações no mercado de títulos dos EUA. Segundo a Reuters, a unidade está investigando o crime, que exigiu resgate pela retomada do sistema.
O que você precisa saber:
- A unidade atacada foi a ICBC Financial Services, braço norte-americano do maior credor comercial da China em ativos;
- O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta sexta-feira (10) que o banco está se esforçando para minimizar o impacto do risco e as perdas após o ataque de ransomware;
- O banco adiantou que já fez progresso na recuperação do sistema e que não houve grandes impactos; Ele acrescentou ainda que já compensou com sucesso as negociações do Tesouro executadas na quarta e quinta;
- Segundo comunicado, os negócios permanecem normais na sede do ICBC e em outras filiais e subsidiárias em todo o mundo;
- O grupo responsável pelo ataque pode ser o mesmo que atingiu a Boeing recentemente, o chamado Lockbit.
Para analistas, o Lockbit, grupo agressivo de hackers que vem cometendo diversos crimes cibernéticos, está por trás do ataque. No entanto, a gangue não divulgou o nome do ICBC em sua lista de vítimas, como costuma fazer. Procurados pela Reuters, o Lockbit não se pronunciou.
Allan Liska, especialista em ransomware da Recorded Future, pontuou à Reuters que grupos de ataque ransomware não nomeiam vítimas enquanto estão negociando com elas, mantendo o Lockbit como principal suspeito.
O que é ataque de ransomware?
O ataque de ransomware usa um software de extorsão que bloqueia um computador ou celular e depois exige um resgate para devolver o controle do sistema. Muitas vezes, durante o ataque, informações e dados confidenciais também são roubados.
Descoberto em 2020, o Lockbit já atingiu mais de 1.700 organizações dos EUA, de acordo com a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos EUA (CISA). Recentemente, sua vítima foi a Boeing, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo. O ataque aconteceu dias após a empresa ser listada no site de vazamento do grupo.
Embora o atual incidente contra o ICBC não tenha causado grandes impactos, provavelmente levantará questões sobre os controles de segurança cibernética do mercado de investimento, atraindo debates e escrutínio regulatório.
FONTE: https://olhardigital.com.br/2023/11/10/seguranca/icbc-maior-banco-de-investimento-da-china-sofre-ataque-hacker-e-paralisa-negociacoes/
